Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Projeto lança primeira edição do boletim quadrimestral “Vozes em Rede”

Na última sexta-feira, 28, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Sergipe em parceria com a Petrobras e apoio da Universidade Federal de Sergipe, lançou a primeira edição do boletim quadrimestral “Vozes em Rede”, um produto de comunicação que reúne o registro das principais ações desenvolvidas pelo projeto a cada quatro meses.

Esta primeira edição foi aberta com o editorial escrito pela Catadora de Mangaba, Tainara Vidal, moradora do Povoado Ribuleirinha, em Estância, onde ela relata as dificuldades enfrentadas pelas extrativistas durante os dois primeiros anos de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Passamos os últimos dois anos amedrontadas, paralisadas e afastadas, sem saber o que viria pela frente. Nossas atividades pararam e junto com a pandemia também vieram as dificuldades e incertezas. Tivemos muitas perdas e muitos retrocessos, algumas mulheres tomaram outros rumos. A todo momento me perguntava se conseguiríamos vencer a pandemia, o que seria do nosso futuro, e as respostas nunca viam”, escreveu Tainara.

“Mas, quando recebi a informação de que o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe tinha sido renovado e que, mais uma vez, as Catadoras de Mangaba seriam contempladas junto com as artesãs de Carmópolis, e que nessa nova fase, teríamos também a participação de outras mulheres como as rendeiras de Divina Pastora, foi tão incrível! Acho que foi aí que, depois de muito tempo, eu voltei a sorrir de verdade. A gente que vive a Rede, sabe o quanto é transformador, o quanto essas mulheres se tornam nossa família, além da gente se sentir acolhida por toda equipe do Projeto”, disse Tainara no editorial.

No Vozes em Rede, também ganhou destaque as ações que o projeto vai desenvolver ao longo dos próximos dois anos de duração. “A Rede Solidária de Mulheres de Sergipe se propõe a realizar ações que envolvem a qualificação profissional dos processos e produtos desenvolvidos artesanalmente, com a construção de duas Unidades de Beneficiamento dos Frutos; novas linhas de produtos; expansão da comercialização com a criação do site de vendas online, o E-commerce; além de formações, através de cursos, oficinas, webinários, workshop, seminários organizativos, educativos e ações de conscientização e combate à desigualdade racial e de gênero, e à violência contra as mulheres”.

Além disso, o projeto chega a mais um novo município: Divina Pastora. Nessa nova fase, cerca de 400 mulheres de sete municípios participam do Projeto. Entre elas, as mulheres rendeiras da Associação das Rendeiras Independentes (ASDRIN) e da Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (ASDEREN). “Para nós, é motivo de orgulho e de grande expectativa trabalhar com as mulheres guerreiras de Divina Pastora, que fizeram da renda irlandesa o nosso patrimônio cultural imaterial brasileiro. Um trabalho e uma arte singular do nosso estado, reconhecido desde 2008 pelo IPHAN”, disse Mirsa Barreto, coordenadora da Projeto.

O processo de mobilização para cadastramentos das mulheres nas comunidades, as oficinas de Educomunicação e Design de Moda, o seminário de Organização e Práticas sociais, webinários, visitas técnicas, momentos de registro das mulheres para materiais de comunicação, e reuniões para firmamento de parcerias realizadas no último período, ganharam as páginas do boletim nas colunas “Balançando a Rede” e “Ações em pequenas notas”.

Também ganhou destaque uma matéria completa, demonstrando os dados oficiais da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe sobre a imunização da população nas áreas onde o projeto atua. A Rede retomou suas atividades presenciais com 100% das mulheres cadastradas e da equipe de trabalho vacinadas com primeira e segunda dose da vacina contra à Covid-19.

“Na maioria dos sete municípios sergipanos em que o Projeto Rede Solidária de Mulheres atua (Divina Pastora, Estância, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Indiaroba, Carmópolis e Pirambu), com cerca de 400 mulheres de oito comunidades, mais de 60% da população já foi vacinada com a segunda dose ou a dose única, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Alguns até já iniciaram, gradativamente, a aplicação da dose de reforço para idosos e outras categorias de risco. Destacam-se os municípios de Barra dos Coqueiros, com 68% da população vacinada, a exceção é Carmópolis, onde apenas 53% da população foi vacinada”.