Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Carmópolis: fortes chuvas causam prejuízo em município de atuação da Rede Solidária de Mulheres

Nos últimos anos, houve um aumento da intensidade das chuvas e uma maior ocorrência de catástrofes ambientais pelo país. Tragédias como a ocorrida em Capitólio (MG) com o desabamento de uma rocha do cânion, fazendo várias vítimas fatais é um exemplo recente. A instabilidade e alteração dos fenômenos naturais podem ser causadas também pelo chamado aquecimento global e o descontrole na exploração do meio ambiente.

Aqui em Sergipe, também somos acometidos por esses fenômenos tanto na capital, como no interior do estado. Em Carmópolis, município de atuação da Rede Solidária de Mulheres, projeto realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Movimento de Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM), fortes chuvas causaram prejuízo para muitas famílias nesse mês de janeiro de 2022.

De acordo com Maria Francisca da Silva, conhecida como dona Francisca, alguns pontos da cidade de Carmópolis ficaram em situação de emergência após as fortes chuvas. “Foram uns 40 ou 50 minutos de chuva intensa, muitos locais não tinham o escoamento necessário da água e as ruas ficaram alagadas, os feirantes perderam os produtos e algumas pessoas precisaram de atendimento médico. Foi uma situação horrível”, afirmou dona Francisca que faz parte do Projeto Rede Solidária em Carmópolis.

Dona Francisca também acredita que a situação poderia ter sido evitada se houvesse uma maior conscientização dos moradores no descarte do lixo nas ruas, aliado com o trabalho de limpeza frequente da prefeitura local.

Sabemos que a população que mais sofre as consequências dessas desastres é a mais vulnerável e precarizada, onde além dos danos materiais, também sofrem com os danos emocionais e psicológicos de ver seus poucos bens serem destruídos e o temor pelos seus familiares e conhecidos.

“É sempre muito difícil ver as imagens de acontecimentos como esse, são vídeos e fotos muito fortes e o coração de qualquer ser humano fica apertado nessas horas. Mas, podemos ver também como a solidariedade é importante nesses momentos, o sentimento de comunidade onde uma pessoa ajuda a outra e as famílias são amparadas para poderem recomeçar de onde for necessário”, declarou Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres.

A prefeitura de Carmópolis ainda contabiliza os danos causados pelas chuvas e a população está em alerta para novos temporais. A Rede Solidária de Mulheres acompanha de perto e se solidariza com as famílias que foram afetas pelos estragos recentes.