Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Projeto Rede Solidária de Mulheres inicia oficinas de patchwork no município de Carmópolis

O Projeto Rede Solidária de Mulheres, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com apoio do Movimento de Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), iniciou oficinas de patchwork no município de Carmópolis.

A proposta das oficinas é a de proporcionar as mulheres de Carmópolis mais uma possibilidade de trabalho visando sua emancipação e independência financeira. As participantes das oficinas são as mulheres que já fazem parte do Projeto Rede Solidária e as mulheres que se interessaram em conhecer mais as ações do Projeto.

A oficina é ministrada por Valdinete Lopes Lameira Lima e será dividida em cinco dias, contabilizando 10h de curso com certificado para as participantes. Valdinete já realizou outras capacitações, a partir do Projeto Rede Solidária, como a oficina de macramê e declarou que se sente realizada vendo ex-alunas de oficinas passadas na turma de patchwork.

“Eu me sinto muito grata por ter mais essa oportunidade de passar o conhecimento de algo que foi tão importante pra mim. O Patchwork foi meu sustento por pelo menos dois anos e eu quero que elas entendam que o patchwork é um trabalho onde elas podem fazer o que quiser e podem conquistar sua independência”, disse Valdinete.

A facilitadora explica que a sua metodologia de ensino é baseada na determinação e no encorajamento. Mostrando que todas são capazes de fazer o que se propõem e incentivando que aquelas que demonstram maior facilidade no aprendizado dê suporte para as outras. Dessa forma, se cria um senso de coletividade e de solidariedade entre as alunas de Valdinete.

“Esse curso vem sendo pedido pelas mulheres há algum tempo e só agora conseguimos, com muita alegria, trazê-lo para Carmópolis. É uma oportunidade de aprender mais uma habilidade, dentre tantas que essas mulheres já possuem, de forma gratuita e com uma metodologia acolhedora como a proposta por nossa oficineira”, disse Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres.

As oficinas acontecem no Centro dos Idosos, na sede do município. A cessão do espaço é o resultado de uma parceria firmada com a prefeitura de Carmópolis, em reunião realizada em dezembro do ano passado. No mês de janeiro de 2022, foi iniciada a primeira turma das oficinas de patchwork e a previsão é que sejam abertas outras turmas não só na sede, mas também no povoado Aguada, em Carmópolis.