Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
  • novembro 22, 2021
  • admin

Projeto Rede constrói protocolo de biossegurança e prevenção contra a COVID-19

Desde meados de dezembro de 2019, quando o primeiro caso de CODIV-19 foi registrado em Wuhan, capital da província de Hubei, na China, já são mais de 5 milhões de vidas perdidas em todo o mundo e mais de 6 mil apenas no estado de Sergipe. Apesar de, atualmente, existirem apenas 14 casos de contaminação por COVID-19 registrados pela Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, é preciso ter cautela no retorno às atividades presenciais.

Pensando nisso, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (ASCAMAI) com parceria da Petrobras e apoio da Universidade Federal de Sergipe, vai realizar um webinário, no próximo dia 30, às 15h, para consolidar uma cartilha, estabelecendo um protocolo de biossegurança e prevenção contra a COVID-19.

O webinário com o tema “Prevenção à COVID-19: orientações para realização de atividades da Rede Solidária” terá transmissão pelo canal de YouTube do projeto (https://www.youtube.com/watch?v=p1CZn8i3L-0), e contará com a participação de Bárbara Pereira, graduada em Psicologia pela UFPE e integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco – Articulação de Mulheres Brasileiras, e a mediação de Agatha Cristie, jornalista e coordenação de Educomunicação do Projeto.

De acordo com Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, o objetivo do protocolo é oferecer orientações seguras e simples, mas extremamente necessárias, para a realização de atividades presenciais, respeitando o distanciamento social, e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias do país.

“É importante que todas as mulheres participantes do projeto e a equipe técnica de trabalho encontrem nas atividades da Rede um ambiente seguro, que minimize ao máximo os riscos de transmissão da COVID-19. Nós estamos em um momento um pouco melhor do enfrentamento à pandemia graças à ciência e ao avanço da vacinação, então nada mais justo que a gente siga, também no Projeto, as orientações de autoridades sanitárias e científicas”, afirmou Mirsa.

Ainda segundo a coordenadora, um documento prévio já está sendo escrito. Nele, são estabelecidos protocolos de prevenção, assim como também constam informações para aquelas pessoas que apresentarem sintomas ou testarem positivo para COVID-19. “O protocolo será debatido, aprofundado e concluído coletivamente, a partir do webinário, no qual participarão todas as pessoas envolvidas no projeto”, disse Mirsa Barreto.