Nos dias atuais, em que a comunidade planetária foi atingida pela pandemia da Covid-19, uma das questões que ganha centralidade no debate público refere-se a saúde mental, agravada pelas desigualdades sociais, insegurança alimentar e a violência por questões raciais e de gênero. Pensando nisso, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) em convênio com a Petrobras, lançará o retorno de suas ações através de um webinar, no próximo dia 21, às 18h30, cujo objetivo é construir uma cartografia do estado emocional e das iniciativas das mulheres durante a pandemia.
O webinar será dividido em dois momentos. “O primeiro, será composto por falas de apresentação dos objetivos do Projeto e saudações às mais de 400 mulheres que participam do Projeto. Já no segundo, vamos construir uma cartografia emocional das mulheres participantes do projeto, com objetivo de mapear como elas enfrentaram e resistiram a todo esse período da pandemia de covid-19. Compreender tudo isso é fundamental para construir um processo coletivo, respeitando as histórias e vivências dessas mulheres”, explica Mirsa Barreto, coordenadora do projeto.
A coordenadora de Educomunicação do Projeto, Agatha Cristie, explica que realizar o evento em formato online faz parte de uma estratégia sanitária e de comunicação, já amplamente difundida durante a pandemia, que garantirá a participação de todas as mulheres com a segurança necessária exigida pelo momento. “A tecnologia móvel e plataformas digitais são meios importantes para a promoção da solidariedade, fortalecimento de capacidades e rede de afetos. Enfrentamos as barreiras da exclusão digital para construir uma conexão, ainda que à distância, de valores guiados pela empatia e boas práticas para fortalecer as mulheres em suas comunidades”, afirma.
CONVIDADAS
Participam como convidadas do webinar a advogada Valdilene Oliveira Martins, presidente da Comissão Especial de Direitos Humanos do Instituto Ressurgir e ex-presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB/SE; a catadora de mangaba e presidente da Ascamai, Alicia Moraes; a coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, Mirsa Barreto; e a doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Rita Simone.
Além das mulheres participantes do Projeto, moradoras dos povoados Pontal, em Indiaroba; Ribuleirinha e Manoel Dias, em Estância; Capuã, na Barra dos Coqueiros; Baixa Grande, em Pirambu; Porteiras, em Japaratuba; Santa Bárbara, Aguada e assentamentos São José e Palmeira, em Carmópolis; e das mulheres rendeiras da Casa do Artesão e da Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (ASDEREN).
“Lançar a nova fase do Projeto, depois de enfrentar o maior desafio da história recente de nossa humanidade, é uma felicidade que não cabe em nós. Estamos fazendo tudo com muito cuidado para garantir a segurança de todas e assegurar a construção de dias melhores, através da nossa organização e construção coletiva com essas mulheres que nos inspiram todos os dias”, afirmou Mirsa Barreto.
O webinar será transmitido pelo canal do Youtube e página do Facebook da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe.
COPYRIGHT © Ascamai - Todos os Direitos Reservados