Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Catadoras de Mangaba lançam Portal e novo Projeto

Na manhã da última quinta-feira (26), a Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) realizou uma coletiva de imprensa para lançar seu Portal na Internet e apresentar ao público o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, um novo desafio no processo de auto-organização e fortalecimento da história, cultura e trabalho das mulheres extrativistas.

O Portal www.ascamai.com.br vai agregar o conteúdo das ações da Ascamai, incluindo os resultados do Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe – Fase I e II, e o passo a passo da construção do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe. Além disso, o Portal funcionará como um importante meio para comunicar os processos de luta das extrativistas em defesa dos seus territórios e cultura popular.

Adirani Souza, presidente da Ascamai, agradeceu a presença dos jornalistas no evento.

“Para nós, é importante contar com o apoio da imprensa já nessa fase inicial do projeto, divulgando nossos objetivos e ações. Como representante das catadoras eu me sinto feliz por esse momento que, sem dúvida, será de compartilhamento de conhecimento entre as mulheres”, disse.

Já Alicia Morais, coordenadora do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM), acredita que o Projeto Rede dará um novo fôlego à luta pela preservação das mangabeiras e garantia de direitos.

“A Rede de Mulheres que hoje foi formada vem para fortalecer tanto a luta das mulheres pela garantia do nosso território e em defesa da restinga, quanto as ações de educação, resgate cultural e trabalho através de cursos e oficinas”, explica.

Rede Solidária

O Projeto Rede Solidária de Sergipe atuará com aproximadamente 500 mulheres dos municípios de Carmópolis, Pirambu, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, Estância e Indiaroba, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, apoio do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM) e das associações da Barra dos Coqueiros, Japaratuba e Estância, Universidade Federal de Sergipe, e parceria do SESC, e Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas.